segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Turbina de avião pega fogo antes de decolagem no Aeroporto de Brasília




Fogo começou quando aeronave se preparava para decolar para São Paulo.
Uma das janelas do avião chegou a trincar; ninguém se feriu no incidente.



Um avião Boeing 737-800 da companhia brasileira GOL Linhas Aéreas Inteligentes, matrícula PR-GXA, sofreu neste domingo, dia 14 de fevereiro, um incêndio no motor da asa direita, quando já se encontrava a rolar na pista para a descolagem no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek de Oliveira, na cidade de Brasília, capital federal.

Os gritos dos passageiros levaram os pilotos a abortar a descolagem, disseram nas redes sociais diversos ocupantes que seguiam a bordo do avião, contrariando assim a versão oficial da companhia de que a aeronave estava ainda a ser rebocada para a pista de descolagem.

A GOL em comunicado distribuído à imprensa informou que foi identificada a falha técnica no escapamento da turbina direita e que os danos foram apenas externos, em uma área próximo ao motor. “A aeronave estava em processo de reboque para a pista, mas não chegou a iniciar o taxi para a decolagem”, afirma a empresa.


Marca escura na lateral de avião da Gol no aeroporto de Brasília provocada por fogo em turbina (Foto: Juliana Maglio/Arquivo Pessoal
Não é isso que dizem os passageiros, nomeadamente Marcelo Gaspar, que viajava na poltrona 19C e que escreveu que o avião “iniciou o taxiamento para decolagem, parou depois dos gritos dos passageiros, eu estava ao lado do foco do incêndio, tivemos que esperar quase meia hora para sair da caldeira. O comissário se desesperou também e tentou confortar os passageiros dizendo: calma eu estou no avião também!”

A aeronave deveria seguir viagem para o Aeroporto de Congonhas, na cidade de São Paulo, com 145 passageiros que se encontravam dentro do avião, e que foram surpreendidas pelas labaredas que envolviam a parte central da fuselagem do aparelho, e que provocaram a quebra dos vidros de quatro janelas, cerca das 15h20 locais (17h20 UTC). Não obstante o susto, e algumas cenas de pânico, ocasionadas pelo intenso fumo que envolveu o avião e o excessivo calor que se sentiu dentro da aeronave, não se registaram acidentes pessoais e a evacuação fez-se ordenadamente.

A nota da companhia aérea informa ainda que “os 145 clientes a bordo foram desembarcados normalmente e em segurança para serem reacomodados em outros voos da companhia e de outras companhias aéreas, conforme disponibilidade”.

“A GOL reitera que preza pelos mais altos padrões de segurança, principal valor de sua política de gestão, e esclarece que a aeronave seguirá para manutenção”, conclui o comunicado de imprensa da companhia aérea.

A Inframérica, consórcio que é concessionário da gestão do aeroporto, disse aos jornalistas que foram utilizadas cinco viaturas pesadas de pronto-socorro no ataque ao fogo que se declarou atrás do motor e junto da asa direita do avião. A operação decorreu com sucesso e não chegou a provocar atrasos no movimento aeroportuário da capital brasileira.

O avião envolvido neste incidente foi recebido novo da fábrica em março de 2013, tendo cerca de três anos ao serviço da companhia aérea brasileira.

fonte: http://newsavia.com/boeing-da-gol-sofre-principio-de-incendio-ao-levantar-voo-em-brasilia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário